Materiais Pintura Aquarela

Materiais para pintura aquarela

Por @eu.napapelaria — 26 de Julho, 2021

Já tem bastante tempo que queria me aventurar nesse tipo de arte mas, mesmo tendo materiais básicos para pintura aquarela, os desenhos nunca davam certo. ?

Meus materiais de iniciante eram: papel Canson Mix Media Aquarela (300g/m²), bisnagas de 12 cores da Pentel e qualquer pincel que tinha por aqui. Não acho que os materiais não sejam bons para iniciante, mas EU não curti o uso da bisnaga (sempre colocava mais tinta que o necessário) e quanto ao papel, não gosto da textura dele e acho que ele não aguenta tanta água quanto eu gostaria de usar.

Não sou a expert em aquarela, mas sei que: se você quer deixar a cor mais clara, taca-lhe água nela! E se o papel não aguenta água, o que acontece com sua pintura? Fica toda esfolada! Então foi por causa disso que decidi arriscar e comprar materiais mais “evoluídos”, em que eu pudesse aprender/testar a técnica sem me estressar com o fato de que o papel tá se desfazendo ou a tinta está muito carregada, e por aí vai.

Início de um sonho… deu (quase) tudo errado!

Então, para começar, comprei um kit de aquarela em pastilhas. Optei por 12 cores da Koi, porque era a cara mais barata que tinha ?. No kit dela vem um pincel daqueles que coloca água dentro (minúsculo), mas não curto muito o uso desse jeito. Então comprei um pincel separado, Keramik linha 313, nº 04, também porque era o mais em conta… e aí foi meu grande erro!

Ao chegar o kit de aquarela, fui toda boba fazer minha primeira pinturinha e então descobri que:

  • O pincel nº 04 era pequeno demais pra pintar fundos. Passei raiva tentando espalhar a tinta sem ficar marcado, porque cada pinceladinha era pequena demais pra área que eu estava pintando, mesmo fazendo um tamanho polaroid.
  • O papel não aguentava água. Como expliquei antes, esse mix media é pra passar raiva quando você tenta fazer a técnica “wet on wet”.
  • Meu godê era pequeno demais – tá, eu sou espaçosa! Mas para minha defesa, eu estava usando o mesmo de 6 espaços para tinta acrílica também, já que na mesma época estava pintando o quadro MDF do Patolino que já mostrei aqui.

Dito tudo isso, tomei vergonha na cara e então comprei um papel mais decente (caaaaro!) e também um pincel e godê maiores.

Materiais Pintura Aquarela

Esses foram os materiais para pintura aquarela escolhidos:

Pincel Keramik linha 311, nº 12

Papel Aquarelle Etival Watercolour – Grain Fin – 200g/m² – 10 Folhas – Clairefontaine

Godê Trident, bem grandinho e com 9 espaços

Aquarela em pastilha – Koi – 12 Cores

Caso tenha interesse em algum produto, é só clicar nele que já deixei o link direto para o site ?

E qual o meu veredito depois desse papo todo?

O godê é de um plástico bem leve, bem frágil, mas o tamanho está ótimo agora. Posso fazer misturas a vontade!

O pincel é ótimo! Absorve bem, dá pra cobrir uma boa área sem muito esforço, além de ter o cabo muito bonito.

O papel aguentou mais água sim e tem a textura bem mais bonita que a do bloco Canson que tenho. Quando estava pintando ele emborcou bastante, porque eu quase afoguei o coitado em tanta água que tive que usar, mas para meu espanto, quando secou ficou retinho!

O resultado da pintura? Ainda não terminei… ?
Mas fica de olho no meu Instagram que devo postar por lá!

Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.